ÚLTIMA HORA: Venâncio Mondlane denuncia abusos da FRELIMO no Oslo Freedom Forum e lança projeto político ANAMALALA
O líder opositor moçambicano Venâncio Mondlane utilizou a tribuna do Oslo Freedom Forum (OFF) para denunciar o que considera serem as estratégias repressivas e antidemocráticas do partido no poder em Moçambique, a FRELIMO. Durante o seu discurso no prestigiado fórum de direitos humanos, Mondlane apresentou também o seu projeto político intitulado ANAMALALA, uma proposta de "reconstrução ética e cidadã de Moçambique".
O evento, que decorre de 26 a 28 de Maio de 2025, é conhecido por dar voz a ativistas e dissidentes políticos de regimes autoritários de todo o mundo. No seu discurso, Mondlane criticou a perpetuação do poder pela FRELIMO através da “violência estrutural, manipulação eleitoral e exclusão dos moçambicanos do poder económico e político”.
“Moçambique é hoje um país capturado por um regime que se alimenta do sofrimento do povo. Mas há esperança — e essa esperança chama-se ANAMALALA: um novo caminho de ética, justiça e renovação popular”, afirmou Mondlane no palco do OFF.
ANAMALALA: Um manifesto político
Segundo Mondlane, ANAMALALA representa uma nova abordagem à política nacional, pautada por três pilares:
- Justiça social e económica
- Transparência na governação
- Participação cidadã real e inclusiva
O político não detalhou se ANAMALALA será formalizado como um partido político, mas mencionou que o movimento está “em formação” e buscará apoio popular nos próximos meses.
🔍 Fontes consultadas:
- Site oficial do Oslo Freedom Forum – Lista de oradores 2025
- Redes sociais de Venâncio Mondlane (Facebook)
- Carta de Moçambique – Cobertura de oposição e política nacional
- VOA Português – Moçambique
- DW África – Moçambique
.