ÚLTIMA HORA : Escolas e Hospitais Vão Pagar Menos Pela Água a Partir de Junho de 2025
A partir de 2 de junho de 2025, escolas, hospitais e outras instituições sociais passarão a beneficiar de tarifas reduzidas no consumo de água potável, segundo um comunicado divulgado este domingo pela Autoridade Reguladora de Água (AURA, IP).
A medida faz parte de uma revisão tarifária que abrange várias regiões do país e visa aliviar os encargos financeiros destas instituições fundamentais para a sociedade.
Em Maputo, Matola e Boane, as novas tarifas significam uma redução de 38% para instituições sociais com consumo até 15m³ mensais, passando de 1.215,86 meticais para 750,90 meticais.
O consumo doméstico mínimo também será contemplado, com a fatura para até 5m³ mensais a cair de 222,88 meticais para 143,00 meticais, uma redução de 36%.
Cidades como Xai-Xai, Inhambane, Beira, Nampula, Pemba e Lichinga também serão abrangidas, com cortes que variam entre 32% e 55%, conforme os sistemas locais de abastecimento.
A AURA reconhece, no entanto, que o desafio de expandir e melhorar a rede de fornecimento de água persiste, especialmente em regiões com acesso irregular ao recurso.
A expectativa é que ajustes semelhantes sejam aplicados em breve às tarifas de eletricidade.